Chamada para propostas: “Questão de Tempo: Cronodissidência nas Américas”

Chamada para propostas: “Questão de Tempo: Cronodissidência nas Américas”

Chamada para propostas: Questão de Tempo: Cronodissidência nas Américas
Oitavo Simpósio Anual de Arte Latino-Americana
Institute for Studies on Latin American Art (ISLAA), Nova York, 12–13 de abril, 2024

Prazo final estendido: 7 de janeiro de 2024

O Institute for Studies on Latin American Art (ISLAA) tem o prazer de anunciar o Oitavo Simpósio Anual de Arte Latino-Americana, organizado por estudantes de pós-graduação da Columbia University; do The Graduate Center, City University of New York (CUNY); e do Institute of Fine Arts, New York University (NYU). O simpósio será realizado no ISLAA, em Nova York, de 12 a 13 de abril de 2024.

“Questão de Tempo: Cronodissidência nas Américas” convida propostas de artistas, ativistas, estudantes de pós-graduação e acadêmicos emergentes cujos trabalhos canalizam temporalidades flexíveis, não lineares e “errantes”. O simpósio acolhe considerações acadêmicas e artísticas sobre o tempo como matéria, método e abordagem. O tema deste ano expande o conceito de cronodissidência, de Miguel A. López (introduzido em um ensaio sobre a artista peruana Teresa Burga), definido pelo autor como “práticas que subvertem, diferem ou desmantelam (…) o modelo dominante de tempo que transforma regimes de poder assimétricos em rotinas aparentemente normais”. Buscando respostas críticas às maneiras pelas quais a arte e a cultura visual problematizam a codificação do tempo de lógicas racializadas, coloniais e de gênero, “Questão de Tempo” abre uma conversa sobre temporalidades não estáticas que colocam em evidência a pluralidade, a experimentação e a resistência.

Investigações eurocêntricas sobre arte nas Américas e, em particular, sobre as práticas latino-americanas e caribenhas, estiveram marcadas pelo uso de termos paternalistas como “tardio” e “atrasado””, em perspectivas que tratam o tempo linear como um fato. Da mesma forma, uma série de ficções fundacionais e narrativas acadêmicas reificaram uma conexão romantizada e harmoniosa entre as culturas antigas da região e os presentes “pós-coloniais”. No lugar de revitalizar debates limitados e seus efeitos posteriores, “Questão de Tempo” apresenta formas alternativas de pensar sobre o tempo nas Américas, colocando em primeiro plano concepções amplas e abertas de temporalidade, cronologia, sequenciamento, (des)continuidade e (as)sincronia.

Ao abordar as temporalidades dissidentes como tema, metodologia e provocação teórica, o simpósio é inspirado pelas produções de intelectuais como Leda Maria Martins (sobre “performance do tempo espiralar”), Jerry Philogene (sobre “tempo zumbi” e morte social no Haiti) e Sandra Ruiz (sobre intervenções estéticas no “tempo colonial” de Porto Rico). Em dois dias de evento, nos interessa perguntar: como os padrões e fluxos temporais coreografam a vida social, o poder do Estado, a história, a memória e a possibilidade política? Que estratégias foram (e podem ser) utilizadas para teorizar a arte e a cultura visual das Américas em uma relação aberta e fluida com o tempo? Que visões históricas e/ou duradouras do tempo não linear marcaram essa região? E como as temporalidades imaginativas e especulativas transmutam nossos presentes e futuros sempre em desdobramento?

Os possíveis temas incluem, embora não se limitam a:

  • Temporalidades e cosmovisões indígenas;
  • Tempo, vertigem e memória no Atlântico Negro;
  • Geografias temporais, incluindo intervenções transatlânticas e no Pacífico;
  • Evocações do tempo em práticas religiosas, espirituais e corporais;
  • Choques em modalidades temporais provocadas pelo colonialismo europeu e pelo imperialismo “occidental”;
  • Temporalidades queer/cuir, temporalidades drag e futuridade;
  • Práticas baseadas no tempo, incluindo filmes experimentais, performances, dança e música;
  • Loopings, circularidades, espirais e repetições;
  • Descontinuidade, atraso e anacronismo;

Encorajamos apresentações que abranjam tópicos latino-americanos, caribenhos, latinxs e transnacionais de todos os períodos históricos (Américas antigas, coloniais, modernas e contemporâneas) e de outros campos além da história da arte (cultura visual, cinema e mídia, estudos latino-americanos e caribenhos, estudos latinxs e chicanxs). Serão aceitas apresentações em inglês, espanhol e português; propostas em idiomas não mencionados aqui também são bem-vindas e serão consideradas caso a caso.

Para participar, envie um resumo de até 300 palavras e um breve currículo para latamartsymposium@gmail.com até domingo, 7 de janeiro de 2024. Em sua inscrição, indique sua filiação institucional atual, de onde viajaria e os idiomas que fala. Os candidatos serão notificados de sua aceitação no início de fevereiro. As apresentações serão limitadas a 20 minutos e seguidas de um debate com um acadêmico convidado.

O Simpósio Anual de Arte Latino-Americana é organizado por Ana Luiza de Abreu Claudio e Luise Malmaceda (Columbia University), Suzie Oppenheimer e Laura C. Suárez Rodríguez (The Graduate Center, CUNY), e Cristalina Parra e Joseph Shaikewitz (Institute of Fine Arts, NYU). 

Os docentes que orientam o evento são Jerónimo Duarte-Riascos, Assistant Professor, Department of Latin American and Iberian Cultures, Columbia University; Anna Indych-López, Professor, Art History, The Graduate Center e The City College of New York, CUNY; e Edward J. Sullivan, Helen Gould Shepard Professor in the History of Art, Institute of Fine Arts, NYU. Blanca Serrano Ortiz de Solórzano, Project Director do ISLAA, oferece apoio e supervisão adicional.

Sobre o ISLAA
Fundado em 2011, o Institute for Studies on Latin American Art (ISLAA) apoia o estudo e a visibilidade da arte latino-americana. O ISLAA reconhece os artistas e movimentos culturais latino-americanos como parte integrante da trajetória da arte dos séculos XX e XXI. O ISLAA busca expandir essas narrativas criando oportunidades para pesquisadores, curadores e o público por meio de bolsas de pesquisa, exposições, publicações e nossas coleções e arquivos. As parcerias do ISLAA com instituições educacionais e de arte incluem New York University, Columbia University, CCS Bard, the New Museum, and Dia Art Foundation. Saiba mais em islaa.org

Sobre o Simpósio Anual de Arte Latino-Americana
Criado em 2016, o Simpósio Anual conta com a participação de estudantes de pós-graduação, acadêmicos e artistas, que apresentam pesquisas originais e discursos sobre a arte e a cultura visual latino-americana e latinx. O evento internacional é apoiado pelo ISLAA e organizado por alunos de pós-graduação do Institute of Fine Arts, New York University; The Graduate Center, City University of New York; e Columbia University.

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato através do email latamartsymposium@gmail.com.

DUKE HOUSE EXHIBITION SERIES

The Duke House Exhibition Series brings contemporary art to the walls of the Institute’s landmarked James B. Duke House. (Website in Construction).

EVENTS CALENDAR

Photo Credits: María Magdalena Campos Pons, Bin Bin Lady, The Papaya, 2005. Courtesy of the artist and Gallery Wendi Norris, San Francisco